26.4.07

As Crianças de Ossos de Cristal na Escola

"Caros Pais,

O tratamento da doença de seu filho é tão importante quanto a inserção dele no meio social. Quanto ao tratamento da doença no que diz respeito a parte física, podemos afirmar que já tivemos avanços significativos. Sobretudo se compararmos com a situação da OI no Brasil com a de seis anos atrás, quando poucos médicos conheciam a doença. Já em relação a inserção do portador no meio social, pouco se tem feito neste aspecto, para os portadores de OI.

Acreditamos ser a escola, depois da família, a principal fonte facilitadora para inclusão de seu filho no meio social, não só pelo leque de oportunidades que a educação oferece, mas também pela experiência da convivência que lhe é proporcionada pela escola e pelo meio infantil, que oferece a vantagem de desenvolvimento e aprendizado no clima de pureza das crianças.

Sabendo da importância da escola para o desenvolvimento da criança portadora de OI e das dificuldades e medos enfrentados pelos pais e profissionais da área de ensino, a ABOI, juntamente com IFF, estará realizando, no dia 21 de maio de 2007, às 14 horas, no anfiteatro do Instituto Fernandes Figueira o 1º Encontro, intitulado, "As Crianças de Ossos de Cristal na Escola".

Av. Rui Barbosa, 716 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2554-1700 - Fax: (21) 2553-6730


O Encontro tem por objetivo informar os aspectos gerais da doença e orientar os profissionais de ensino sobre a convivência dos portadores no estabelecimento de ensino. Participarão, também, médicos e demais profissionais da área médica que atuam no Centro de Referência em OI do Rio de Janeiro.

Esperando contar com a sua participação, solicitamos, se possível , a divulgação deste evento nos estabelecimentos de ensino.

Atenciosamente,

Fátima Santos
Presidente da
ABOI"
aboi@aboi.org.br

14.4.07

Fortaleza terá táxis adaptados para pessoas com necessidades especiais

Fortaleza passará a contar com uma frota de táxis adaptados para pessoas com necessidades especiais. No último dia 16 de março, a Câmara Municipal de Fortaleza promulgou a lei (9199/07), de autoria do vereador Sergio Novais, que visa instituir em Fortaleza o serviço especial de transporte. A lei já foi divulgada no Diário Oficial do Município e aguarda a regulamentação da Prefeitura que deve acontecer em aproximadamente um mês.
A medida vai atender às exigências de deslocamentos de pessoas com necessidades especiais, portadoras de deficiências físicas temporárias ou permanentes, idosos, entre outros. Os motoristas deverão receber treinamento para atender a esse segmento da população. O texto da norma prevê ainda a instalação de rampa, plataforma elevatória e fixador de cadeira de rodas nos táxis.

Antes da aprovação da lei pela Câmara Municipal, o vereador Sergio Novais promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal com o objetivo de discutir e aprimorar o Projeto. Participaram diversas entidades ligadas à área dos Direitos Humanos, vereadores e representantes do poder público. A frota de táxis adaptados é mais uma conquista popular do mandato do vereador Sergio Novais que vai atender as exigências de uma parcela significativa da sociedade civil.

13.4.07

Só no Rio de Janeiro Especial Cooptaxi

Foi criada a Cooperativa Especial Cooptaxi com veículos equipados para atender pessoas que usam cadeira de rodas, o serviço terá a mesma tarifa dos táxis convencionais e poderá ser acionado por telefone. Pelo telefone (21) 3295-9606 o usuário poderá solicitar o serviço. Serão estabelecidos locais fixos onde ficarão os veículos, como já acontece com os pontos de táxis convencionais. Os carros terão lugar para 2 acompanhantes. Os usuários poderão fazer contrato mensal com o taxista se tiverem um deslocamento fixo permanente diário. Como, por exemplo, uma pessoa que vai para o trabalho sempre no mesmo horário. Ou que vai uma vez por semana a qualquer lugar. O táxi é equipado com um mecanismo hidráulico, semelhante a um elevador, que permite ao motorista levantar e abaixar a cadeira de rodas do passageiro apertando apenas um botão. O carro escolhido foi um Fiat Doblò, que tem estrutura técnica para a adaptação. O fato de ser uma Cooperativa garante ao usuário a segurança tão necessária nos tempos atuais. Pense que este serviço poderá atender também a pessoas que poderão contratá-lo para quando tiverem vontade de dar um "rolé" pelo calçadão de Copacabana ou pela Lagoa ou ainda a um Shopping legal na sua cadeira ou Scooter. Prestigie este empreendimento para que assim seja garantida sua viabilidade e consequentemente sua continuidade.